Nossos Projetos

Adote uma parada

O projeto será executado em duas etapas: na primeira, qualquer empresa localizada até 20 metros da parada poderá solicitar a concessão, sendo responsável pela reforma e manutenção seguindo um modelo semelhante ao do Hospital Delphina Aziz em Manaus; a segunda etapa, uma única empresa receberá a concessão das demais paradas por 20 anos. Essa ficará encarregada de renovar todas as paradas em até 72 meses, adicionar totens e realizar a manutenção. Em troca, terá permissão para utilizar o espaço para propaganda visual, gerando uma receita anual de aproximadamente 1,2 milhões para a prefeitura. Esse projeto foi inspirado na iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco.

Realizar a fiscalização é uma das principais funções de um vereador. A metodologia almeja sistematizar a fiscalização, focando na análise das contas, monitoramento dos prazos, visita ao local para verificar a infraestrutura. Principal foco nas fiscalizações serão: Unidades básicas de saúde; Projeto Busca Ativa Escolar; Feiras municipais; Contas públicas.

Além disso, para manter os cidadãos de Belém informados sobre nossas atividades, criaremos um canal no WhatsApp para relatos anônimos de problemas e atualizações semanais via “avisos”.

Assessor Fiscaliza
Comunicar para asfaltar

Atualmente, há uma falta de comunicação adequada entre secretarias, empresas cooperativas e moradores, quando se trata de obras de asfaltamento e recapeamento. Muitas vezes, vemos casos em que a Sesan realiza uma reforma e, dias depois, é necessário abrir um buraco para manutenção na rede de saneamento ou energia. O projeto propõe a implementação de um protocolo obrigatório de comunicação formal com pelo menos 2 meses de antecedência do início das obras, incluindo in loco. Isso permitirá que as empresas verifiquem a necessidade de intervenção antes de iniciar qualquer trabalho.

Faixa azul

O projeto será apresentado à prefeitura, tem o objetivo de criar uma faixa exclusiva para motociclistas, gerando um fluxo de trânsito mais fluido e seguro, reduzindo as chances de acidentes para todos. A quantidade de faixas será mantida, similar à proposta da Capital de São Paulo, que foi implantada no início de 2022, reduzindo em 15% a lentidão das vias e sem acidentes com óbito.

Feirante tá safo

Este projeto tem como objetivo promover o conhecimento financeiro entre os feirantes e pequenos comerciantes, fornecendo informações sobre o manuseio dos produtos vendidos e oferecendo orientação jurídica específica para esse público. Para alcançar esses objetivos, contaremos com a participação de instituições de ensino e ONGs, que irão até as feiras para prestar esses serviços. Após essa etapa, os feirantes poderão acompanhar dicas e outras ações por meio de plataformas em redes sociais.

Com o objetivo de revitalizar os espaços urbanos, propõe-se a transformação da parte inferior dos Elevados Carlos Marighella (Av. Dr. Freitas) e Gunnar Vingren (Av. Centenário), em parques acessíveis, ecologicamente responsáveis e monitorados. Esses parques serão financiados por iniciativa privada, que terá a concessão do espaço para inserção de propagandas visuais direcionadas aos usuários das vias. O projeto visa proporcionar áreas de lazer e diversão para crianças e adultos, como playgrounds e espaço de piquenique.

Viadutos da família

Em parceria com o Governo do Pará, estabelecer a obrigatoriedade de que todo o mercado municipal possuam um ponto central de internet, fornecida via Navega Pará. Este benefício irá fomentar os pagamentos via PIX.

Internet nos mercados

Mapear e revogar leis municipais engessadas, inúteis e que só prejudicam os empreendedores e os trabalhadores, muitas, inclusive, são utilizadas por fiscais para que possam multar os cidadãos belenenses.

Bora revogar

O projeto estabelecerá um mapeamento, revisão e flexibilização, em parceria com a prefeitura, para facilitar a aquisição e restauração de prédios abandonados no centro de nossa cidade, para uso misto, assim estimulando o uso desses imóveis. Inspirado no projeto Requalifica Centro da cidade de São Paulo.

Te puxa pro centro
Ronda Municipal

Inicialmente, o objetivo será reduzir custos nos demais setores por meio de projetos anteriores, a fim de fortalecer, treinar e equipar a Guarda Municipal de Belém (GMB). Além disso, buscamos aprovar uma maior representatividade no orçamento anual, que atualmente corresponde a apenas 2%. Em parceria com a prefeitura, pretendemos utilizar a GMB para realizar patrulhas ostensivas, especialmente nas proximidades das escolas, visando a redução do elevado número de assaltos aos estudantes.